CADÊ A ESCRITA CRÍTICA NOS BLOGS DE VIAGEM?

Para onde foi a escrita crítica nos blogs de viagem? Fonte: Domínio Público. 

A pergunta é exatamente essa: Para onde foi a escrita crítica nos blogs de viagem?

 Estou escrevendo há pouco tempo para meu blog sobre viagens e percebi algumas coisas sobre os blogs de viagem. Primeiramente, existem diferentes viajantes e diferentes classes sociais e suas faixas de renda. Não falamos, no geral, para a classe trabalhadora, falamos para classe média e a burguesia. E o que isso tem a ver com a opinião crítica nos blogs de viagem? Tudo! Ora,porque o que mais tenho visto nas postagens é uma romantização e fetichização da viagem e que certas postagens encontram-se muito distantes da realidade de grande parte da população brasileira.

Segundo ponto. Para mim há uma tremenda falta de opinião crítica nas postagens. São textos descritivos, meramente informativos, seguindo o modelo tradicional do jornalismo com objetividade, mas deixando de lado a transmissão de informações que possam questionar o leitor e o seu entendimento sobre o destino abordado. Publicações que saiam padrão de listas de dicas, trazendo curiosidades e quebrando estereótipos sobre a cultura local, economia, política, etc. Eu penso que o blogueiro de viagem deve seguir esses passos.

Terceiro ponto, além disso, tenho visto que até hoje não recebi, nem vi críticas construtivas ou até discordância entre blogueiros de viagem. Gente, pensamos de formas diferentes e por isso é normal discordar, falar o que não gostou no post do colega para ele poder melhorar mais a frente, etc. Precisamos compartilhar experiências entre nós e dialogar com ideias diferentes.

Espero que tenha gostado do post de hoje.

E você o que acha?

2 comentários em “CADÊ A ESCRITA CRÍTICA NOS BLOGS DE VIAGEM?

  1. Concordo contigo, Lucas. Acho que estamos vivendo muito a diplomacia entre os blogs!! Não que tenhamos de de sair na “voadora”, quando discordamos de algum relato, mas críticas que somem, ajudem a crescer, sempre serão bem vindas. Eu gosto quando alguée diz que posso melhorar algo. Nossa, isso é muito bom! Talvez, por vivermos num tempo onde o outro de melindra por tudo, estamos ficando mais condescendentes! Vá saber, né? Feliz 2017. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário