Soy Loco por ti Havana! – Onde e Como Chegar?

Para quem não conhece os encantos dessa incrível ilha do Caribe, vou apresentar algumas dicas de viagem e falar um pouco da minha viagem que fiz em 2015. Localizada no Mar do Caribe, Cuba é a maior ilha do Caribe e possui extensão territorial de 109.884 km², um pouco maior que a área do estado de Pernambuco.

Deixando os números de lado, Cuba é um destino que possui diversas atrações para os diversos perfis de viajantes.

cuba_mapa
Ilha de Cuba. Fonte: Google Maps.

AEROPORTO INTERNACIONAL JOSÉ MARTÍ

Segundo o site, Aeroportos do Mundo, o Aeroporto Internacional José Martí, inaugurado em 24 de fevereiro  de 1930, é o principal terminal aéreo de Cuba. O mesmo opera voos para destinos no Caribe, América, Europa e alguns pontos da África e Ásia. Além disso, concentra a maioria dos voos domésticos do país.

Site oficial:
Quantidade de terminais: 5 – Terminal 1 (voos domésticos), 2 (voos cháter), 3 (voos internacionais), 4 (carga) e 5 (voos da Aero Caribbean). Funcionam 24 horas e são conectados entre si por uma linha de ônibus.
Tráfego anual de passageiros: Cerca de 4 milhões de passageiros passaram por ele em 2008.
Tel: +53 7 266 4644. Balcões de informações se encontram nas áreas de embarque e desembarque dos terminais 2 e 3. Também existem vários pontos de informação turística ao longo de todos os terminais.

COMO CHEGAR?

Na América do Sul, existem voos diretos que partem das seguintes cidades:

  • Buenos Aires – Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini – Cubana de Aviación;
  • Bogotá – Aeropuerto Internacional El Dorado – Avianca/ Cubana de Aviación/ Wingo;
  • Caracas – Aeropuerto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar – Cubana de Aviación/ Conviasa;
  • Lima –      Aeropuerto Internacional Jorge Chávez – Avianca Perú/ LATAM Perú;
  • Quito Aeropuerto Internacional Mariscal Sucre;

Entretanto, se você amigo viajante quiser partir do Brasil, a opção mais viável é comprar passagens pela companhia Copa Airlines. Essa empresa possui voos regulares em 15 aeroportos brasileiros:

Belo Horizonte (CNF)

Brasília (BSB)

Cuiabá (CGB)

Curitiba (CWB)

Florianópolis (FLN)

Fortaleza (FOR)

Goiânia (GYN)

Iguaçu (IGU)

Manaus (MAO)

Porto Alegre (POA)

Recife (REC)

Rio de Janeiro (GIG)

Salvador (SSA)

São Paulo (GRU)

Vitória (VIX)

dscf5936
Parti de São Paulo num voo de 10 horas de duração. Foi cansativo mas muito bonito. Aqui em cima você está vendo o painel de entretenimento da Copa Airlines.
 O voo foi confortável. Fizemos escala no Aeropuerto Internacional de Tocumén na Cidade do Panamá e nesse segundo voo, foram distribuídos pelos comissários de bordo os formulários para a imigração:
dscf6002-blog
Eu e minha letra linda. 😀

Sobre a imigração a única exigência é você seu visto de turista. Comprei no check-in em São Paulo pelo equivalente a US$ 20. Também fui informado que precisava tomar vacina de febre amarela e tive que levar minha carteirinha internacional de vacinação (fiz rapidamente na sede da ANVISA em Aracaju).

 LA HABANA

A capital de Cuba se localizada na Província de La Habana. A cidade é composta por 15 municípios, contabilizando 2.125.320 de habitantes, segundo dados de 2015.

dscf6577
Fragmento da antiga muralha que protegia La Habana Vieja.

Fundada em 1541, a cidade recebeu inicialmente o nome de San Cristóbal de La Habana. Segundo o site Ecured :

Su denominación surge de la fusión del nombre del santo escogido como patrón (san Cristóbal) y del nombre por el cual se le conoció en sus primeros asentamientos: Habana.

Sua denominação surge da fusão do nome do santo escolhido como padroeiro (São Cristóvão) e do nome pelo qual se conheceu nos seus primeiros assentamentos: Habana.

Depois de um brevíssimo resumo sobre a cidade, vamos falar da maravilhosa HABANA.

A parte mais encantadora para mim sem sombra de dúvidas é o povo cubano, bem educado, solícito, alegre, receptivo e por último e não menos importante, musical, na cidade você vai ouvir e dançar muita música boa, salsa, rumba, tcha-tcha-tcha. Nós brasileiros somos muito bem recebidos e os principais assuntos que eles conversam sobre a gente são novelas brasileiras e o futebol brasileiro. Quando viajar para lá, tente puxar assunto que garanto que terá excelentes conversas.

Além disso, não posso deixar de falar da parte mais visitada pelos turistas em Havana e que de tanto visitar durante minha viagem já tinha decorado os nomes de quase todas as ruas da HABANA VIEJA!

Gostou desse post?

Vem aí outra publicação!

10 dicas para aproveitar sua viagem à Havana

15 comentários em “Soy Loco por ti Havana! – Onde e Como Chegar?

Deixe um comentário