E ai, bateu a curiosidade sobre o Chile e principalmente sobre Santiago?
Começo com esse artigo uma série de publicações sobre a capital chilena e passeio que realizei partindo de Santiago.
Nesse post farei uma breve introdução sobre Santiago e como os brasileiros são recepcionados por lá.

Com seus mais de 5 milhões de habitantes a cidade vem tornando-se destino certo para milhares de brasileiros, em especial no inverno na alta temporada que aproveitam principalmente para esquiar nas estações de esqui localizadas a menos de 60 km da capital chilena, dessa forma quando passear por lá não será nem um pouco estranho se deparar com alguém falando em português.
Para mim Santiago em boa parte da viagem pareceu mais uma cidade brasileira do que chilena, digo isso justamente pela enorme quantidade de brasileiros visitando a cidade no inverno de 2016, além dos brasileiros que trabalham como guias no Chile. Em frente a Catedral de Santiago (primeira foto desse artigo) – uma bela construção originalmente construída em 1600 mas que foi reconstruída várias vezes em decorrência dos terremotos – existe uma infinidade de guias que falam português ou são brasileiros e te oferecerão passeios para todos os recantos do Chile, principalmente (vinícolas, estações de esqui, Valparaíso, Viña del Mar entre outros locais). Dicas Importantes: Pesquise os preços e veja se pode pagar em dinheiro, dessa forma você economiza na taxa que incide no uso de cartão de crédito no exterior.
Para os brasileiros que geralmente não sabem “hablar español” alguns restaurantes possuem cardápios em português, mas tente se esforçar um pouco para treinar o espanhol, garanto que serão momentos divertidos e que trarão ótimas histórias para contar depois. Na minha viagem em família apenas eu tinha um domínio melhor do espanhol e maior segurança na pronúncia, entretanto mesmo sem falarem tão bem espanhol com o tempo – viagem de 10 dias – minha família já dava a cara a tapa na língua “hermana” e mesmo quando não era entendida falavam em português ou mesmo com mímicas, o importante é que fomos compreendidos e conseguimos aproveitar bastante 😉